top of page

Tipos de cozinha

Olá pessoas, hoje venho fazer um apanhado para vocês dos tipos de cozinha que nós conhecemos... As cozinhas passaram por várias fazes na história e adquiriram diversos modelos de disposição dos móveis (layouts) e classificações.

Então, vamos lá?

  • Linear: Cozinha a qual a disposição dos móveis e eletros está em uma única parede e ela tem um grande caráter vertical, é indicada para cozinhas estreitas ou que tenha uma parede de pelo 3 m de comprimento. Em alguns casos consegue-se até integrar uma bancada de refeição.

  • Paralela: A disposição fica em duas paredes paralelas, e é recomendado um corredor entre os móveis de pelo menos 1,20 m para melhor funcionamento da cozinha, indica-se que as áreas de lavagem, preparo e cozimento dos alimentos em um lado e o armazenamento dos alimentos no outro lado. Não necessita de uma cozinha muito grande, e muitas vezes não dá para colocar mesa, a não ser que fique em uma das extremidades da cozinha e é a melhor indicação pra uma cozinha com duas portas.

  • Em “U”: A disposição fica em três paredes seguidas, sendo recomendada para cozinhas grandes transformando-as mais aconchegantes. Pode ser utilizada também em cozinhas pequenas, mas é indicado que haja no mínimo 1,20m de espaço no centro para facilitar a utilização. À distância entre as áreas de trabalho também não pode ser muito grande para não tornar o ato de cozer cansativo. Indica-se colocar a área de armazenamento em frente à de preparo e a zona de lavagem na parede que fica entre as duas.

  • Em “L”: disposição dos móveis e eletros em duas paredes consecutivas consiste em uma forma muito funcional, pois permite aproveitar os espaços de canto e na maioria das vezes deixa espaço para uma mesa de refeições sem muitas preocupações. Normalmente pede móveis planejados para que não se perca nenhum espaço.

  • Ilha: Esse formato se integra a todas as formas citadas a cima, se trata de um balcão central que pode servir de diversas formas como, por exemplo, área de refeição, cozimento, lavagem ficando a critério do usuário. Para se obter boa funcionalidade se faz necessário um espaço de no mínimo 90 cm ao redor da ilha para passagem e abertura dos outros armários e gavetas sem nenhum prejuízo.

  • Península: Este formato tem alguma semelhança ao formato em “L”, porém sua curva não fica junto a parede e sim de forma livre permitindo o aproveitamento do balcão para uma mesa de refeições rápidas. É indicada para cozinhas longas ou integrada a outros ambientes, como sala de estar. Também são conhecidas em alguns casos como cozinha americana.

  • Independente: Esta cozinha pode adquirir formas de leiaute diferentes. O que a torna especial é o fato de ela ser livre, pois não é fixada nas paredes, tem uma mobilidade muito boa e é interessante para pessoas que gostam de mudanças constantes, pois ela pode ser modificada a qualquer momento e quando houver uma mudança de casa pode-se leva-la junto.

É importante que a soma das distâncias dos três pontos das atividades básicas, armazenar, preparar e cozer (Geladeira, fogão e pia), seja inferior a 6,50 m, para que não fique cansativo trabalhar no ambiente. Bom, espero que tenham gostado. Até próximo post arrasem na decoração, abraço.

Referências:

sites “CASA & Planos”(2013) e “EU DECORO” (2013)

GURGEL, Miriam. Projetando Espaços – Guia de Arquitetura de Interiores para áreas residenciais. 4ª edição revista. Editora SENAC. São Paulo, 2002.

Fotos, sucessivamente:

assimeugosto.com.br

krisbristot.com.br

casaefesta.com

Acervo pessoal - produções minhas;

simplesdecoracao.com.br

Acervo pessoal - produções minhas;

magazineluiza.com.br

Para facilitar o uso das cozinhas, tornando-as ainda mais funcionais, tem-se, além de tipologias, o auxílio de equipamentos e utensílios que contribuem para o desenvolvimento das atividades.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page