top of page

Você sabe qual cor utilizar nos seus ambientes?

  • Foto do escritor: Isabelle Oliveira
    Isabelle Oliveira
  • 31 de mai. de 2016
  • 4 min de leitura

Olá pessoal! Você sabe utilizar as combinações de cores ideais para os seus ambientes? Você sabia que cada cor pode estimular ou desestimular alguma ação cotidiana? As cores interferem em como você sente e vê o ambiente. Também podem ser escolhidas a partir do que você quer causar as pessoas que entrem nesse ambiente.

Então vou simplificar, vou falar um pouco sobre algumas cores e depois de algumas composições legais baseadas no circulo cromático que em breve você vai saber o que é.

Cores:

Acervo pessoal

- Vermelho: É considerada uma cor estimulante, é uma cor que se usada com exagero em um ambiente pode causar sensação de perigo e intimidar as pessoas que ali estiverem, causa desconforto e agitabilidade, porém utilizada na quantidade certa e equilibrada pode ser visto como toque ousado e descontraído. Não deve ser utilizado com exagero em quartos, pois pode causar insônia. Alguns restaurantes de fast food usam a cor com ênfase já no intuito de fazer as pessoas comerem mais e rápido, pois a cor estimula o apetite e provoca inquietação fazendo com que ao realizarem as refeições as pessoas não demorem muito no local.

Acervo pessoal

- Rosa : É uma cor derivada do vermelho, porém transmite os efeitos do vermelho de forma moderada. É indicado para quartos infantis e locais que queiram causar uma representação feminina. Pode ser utilizado em quartos de recém-casados, pois indica amor e carinho, ajuda também na conciliação de opiniões diferentes.

- Azul : É uma cor que tem efeitos calmantes, seu uso indica calma, organização e tranquilidade, por isso é indicado pintar paredes de locais propícios a discussões e alteração de ânimos, ótima pedida para ambientes de relaxamento, como quartos. Não se indica utilizar muito azul em locais de estudo ou concentração, pode gerar sonolência ou lentidão nas tarefas.

Acervo pessoal

- Amarelo : Também considerada uma cor estimulante, é a cor da alegria, ela auxilia na concentração e é ótima para estimular a criatividade, a harmonia e a comunicação, por isso deve ser usada em locais de criação e estudos, como cozinhas, salas de reunião e salas de estudos. Em contra partida, pode causar insônia e em tons mais escuros como o mostarda pode gerar sensação de fraude e engano.

Blog Pintando Ambientes

- Laranja : É uma cor estimulante que desperta. É ótima para estimular o apetite e a conversação, por isso, muito utilizada em lanchonetes e restaurantes. Não sendo indicada para quartos ou lugares de relaxamento, pois pode causar insônia e inquietação.

quartodebebe.net

- Verde : é uma cor calmante que representa equilíbrio, firmeza e controle emocional. É indicada para ambientes relaxantes e que tenham descontroles emocionais, como corredores de escolas e hospitais, também é bastante indicado para equilibrar cores estimulantes como o vermelho, laranja e amarelo.

blog visual print

- Roxo/violeta : Cor que representa o misticismo, intelectualidade, acolhimento, realeza. Cor extremamente elegante e dá toque de requinte a peças e ambientes. É indicado utilizar sempre com cores vibrantes, pois sozinhas podem gerar sentimentos de reclusão e retrospecção. Pode ser utilizada com o amarelo para reforçar a criatividade, pois aguça a intuição e dedução. Indicado para ambientes como closet e vestiários, pois eleva a auto-estima, quartos e locais de relaxamento, e locais destinados a música.

blog.oppa

- Preto: Não é considerada uma cor, na verdade vê-se como ausência dela, mas atua diretamente nas sensações e nas características físicas. Utilizado em grande quantidade pode causar sensação de enclausuramento e remete ao silêncio e abandono, porém utilizada em detalhes transmite, elegância e dá ênfase a peça destacada, transmite sobriedade. É utilizada em ambientes com características masculinas. Pode ser utilizadas em todos os ambientes, não sendo muito indicadas grandes quantidades para cozinhas, banheiros e hospitais, pois pode dar a ideia de falta de higiene.

acervo pessoal

- Branco: É uma cor que representa a sofisticação, simplicidade, pureza, etc. Cor leve que serve para realçar ela mesma e todas as outras cores. Dá sensação de amplitude e limpeza, por isso bastante utilizada em locais que exigem nível alto de higiene como hospitais e consultórios dentários, também deve ser utilizadas em ambientes pequenos, ou com pouca altura.

Bom, agora que já conhecemos um pouco das cores vamos ao círculo cromático:

morar.com

Este é o círculo cromático nele você encontra várias cores que são transições de uma cor para outra, uma experiência bem legal é que quando você roda o circulo cromático ele fica branco. Enfim, a junção das cores forma o círculo cromático, com o estudo do mesmo percebeu-se situações que permite o uso de combinações de cores mais facilmente as mais utilizadas são as chamadas cores complementares e cores análogas, que formam composições aceitáveis aos olhos humanos, segue abaixo algumas composições:

1- Laranja e vermelho - cores análogas (irmãs);

2- Azul, amarelo, laranja e verde - Composição em tétrade em 4 ou mais cores complementares;

3- Vermelho e verde - Cores complementares ( o que uma instiga a outra acalma mantendo equilíbrio)

4 - Amarelo e azul piscina - cores análogas ( esta composição remete a um ambiente natural praieiro)

5 - Lilás e amarelo - Cores complementares

6 - Vermelho e verde - Cores complementares

7- Rosa, verde e azul - Tríade (utiliza duas cores análogas e uma complementar)

8- Azul, verde e azul piscina - uma composição análoga de três cores.

E para você que não tem muita experiência ou acha um jogo de cores muito pesado, não arisque, vá no básico de branco com uma ou duas cores que quase sempre dá certo, basta um pouco de bom senso e regrar direitinho. Escolha algo que queira destacar com cores ou os móveis ou as paredes, se você não tem muita segurança utilizar cores nos dois planos pode ficar muita informação. Agora boa sorte e arrase na decoração!!

Até a próxima!

Referências:

http://www.estilotex.com.br/blogartesania/patchwork/guia-de-cores-parte-2-combinando-cores

http://revistacasalinda.com.br/dica-do-decorador/a-cor-mais-indicada-para-cada-ambiente/

Psicologia e Projeto de composição de referência - Curso de Design de Interiores do IFAL


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page