Arquiteto ou Designer de interiores?
- Isabelle Oliveira
- 23 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

Bom, já percebi uma dúvida muito comum entre meus clientes, ou pessoas que se interessam em fazer alterações em sua casa. Vou reformar, repaginar ou dar uma cara nova nos meus ambientes, aí vem a pergunta, chamar um Arquiteto ou Designer de Interiores?
Pois bem, a resposta certa é: Depende. Depende do que você realmente está querendo fazer, então para melhor responder essa pergunta vamos a algumas definições.
O designer de interiores tem a função de elaborar o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica além de ser um profissional capaz de captar as reais necessidades dos clientes e concretizá-las através de projetos específicos. A reconstrução do espaço através da releitura do layout, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas, do desenvolvimento de peças exclusivas. É o profissional habilitado para atuar em projetos de interiores, auxiliando o arquiteto a resolver os espaços da edificação de forma a atender melhor as necessidades do cliente, para complementar o fechamento da obra. Este profissional pode ter formação de técnico (de 1 a 1 ano e meio) ou tecnólogo em design de interiores (de 2 a 3 anos) ou bacharelado (4 anos). O designer de interiores não é habilitado a fazer modificações nas estruturas, sua formação é voltada especificamente em trabalhar da melhor forma possível o ambiente já existente levando em consideração o que melhor se adéqua ao modo de vida do cliente que é o principal interessado. Algumas matérias estudadas no curso de design de interiores são: Composição de cores, detalhamento de móveis, materiais para composição de ambientes, estilos e movimentos que influenciam a decoração, conforto térmico, luminoso, sonoro entre outras matérias que auxiliam o profissional identificar as características pessoais de cada cliente e assim formular ambientes que melhor os atenda, em resumo o Designer de Interiores é a profissão que tem por objetivo realizar os sonhos dos contratantes.
O arquiteto tem sua formação através dos cursos de arquitetura e urbanismo que tem duração de cinco anos, onde são abordados temas com, história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, entre outros. A formação em um curso de arquitetura permite que atue em várias áreas como: estudo e planejamento de projetos, execução de desenho técnico, elaboração de orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade, execução de obra e serviços técnicos. Seu trabalho se inicia a partir do momento em que se escolhe o terreno para a construção, ou seja, a implantação de seu projeto; com parecer sobre localização, legislações idílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos. O arquiteto tem sua atuação de forma bem mais ampla, podem fazer alterações na estrutura física dos ambientes e tem alguma noção sobre interiores, mas sua carga de conhecimentos para interiores é bem inferior ao do designer que é bem mais específica.
Enfim, depois dessa explanação dá para se ter uma ideia de que cada profissão tem sua importância e área de atuação, o ideal seria na construção de uma residência você poder contar com o auxílio de três profissionais específicos: o engenheiro, o arquiteto e o designer de interiores, para você ter auxilio em todas as áreas da sua construção e ambientação. Mas caso sua necessidade seja só para modificar ou repaginar um ambiente você pode contar tanto com um arquiteto, pois existem vários profissionais que atuam na área e tem total capacidade de auxiliá-lo e se caso queira fazer alterações estruturais este profissional é a melhor opção, ou um designer de interiores que tem uma formação específica e pode identificar como mais facilidades suas necessidades e características pessoais para deixar seus ambientes ainda mais confortáveis e pessoais. Mas, acredito que o melhor mesmo seja você se identificar com o profissional, e ter uma relação comunicativa com o mesmo independente de ele ser um arquiteto ou designer, pois desta forma será bem mais vantajoso para você ter um profissional que entende suas necessidades e trabalha em parceria com você.
Eu sou tecnóloga em Design de Interiores, fiz o curso de 3 anos de duração no Instituto Federal de Alagoas e sou apaixonada por aquilo que estudei e me qualifiquei para fazer.
Para formulação deste artigo contei com ajuda de algumas referências, segue os links: https://www.youtube.com/watch?v=4R9nCvurmQA
http://novo.caupi.org.br/?p=3217
https://www.youtube.com/watch?v=beVtj1meg4g
Comments